O Dia da Província 2014, realizado em 19 de janeiro na Capela do Unilasalle Canoas/RS, contou com a presença de Irmãos vindos de diferentes partes do mundo. Os haitianos Patrick Dorvil, Jean Batiste Hugo e Leonel Volmar participaram, dias antes, do Retiro de Votos Perpétuos da Região Latino-Americana Lassalista (RELAL), no CECREI, em São Leopoldo/RS. Os Irmãos comentaram sobre o orgulho em ser La Salle, e a missão de transformar realidades com a educação lassalista.
“Creio que ser Irmão de La Salle é uma opção de vida, uma opção pelos pobres. Sinto-me bem porque estou em busca de respostas às necessidades educativas de crianças e de jovens. Também vivencio experiências com adultos que não sabem ler. Quanto aos Votos Perpétuos, penso ser esta uma opção de encontrar Deus nos que necessitam de ajuda, por meio da educação cristã”, opinou Jean Batiste Hugo.
Para Leonel Volmar, ser um Irmão é seguir uma opção pelas crianças e pelos jovens não só do Haiti, mas de todo o lugar em que pode atuar como educador religioso. “É uma escolha muito bonita. No Haiti, creio que a presença dos Irmãos de La Salle é muito importante, pois é desenvolvido um trabalho de excelente qualidade em locais onde falta educação. Sinto-me pleno e alegre seguindo o que começou La Salle.”
Patrick Dorvil também considera-se pleno diante da vocação escolhida. “Passo por uma boa experiência sendo um Irmão de La Salle desde que entrei na comunidade dos Irmãos. Sempre tenho a opção de trabalhar pelos mais pobres. A educação é um elemento fundamental. Sem ela, não há desenvolvimento. Por isso, me consagro à educação e ao seguimento de Cristo.”