A educação lassalista, empreendida pelos Irmãos, é global e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias, e ao respeito à diversidade.
A presença lassalista no Brasil iniciou em 1907. Hoje, mais de um século depois, as unidades educativas e de assistência social em que os Irmãos atuam estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 47 mil alunos com o trabalho de mais de 5 mil educadores.
Presença Lassalista no Chile
O Setor La Salle-Chile integra a Província La Salle Brasil-Chile. Neste ano de 2014, conta com 26 Irmãos, dos quais são brasileiros. Eles atuam em 7 obras educativas nas cidades de Temuco, Talca e Santiago. A Rede La Salle-Chile conta com um grande número de Leigos Lassalistas, na sua maioria mulheres, que garantem a qualidade acadêmica, pastoral e carismática da educação lassalista em terra chilena.
Os Irmãos das Escolas Cristas ou ‘Fratres Scholarum Christianarum’ (FSC) iniciaram sua primeira comunidade no Chile em 1877 na capital Santiago. Por uns 30 anos não tiveram obras próprias. Trabalhavam em escolas pertencentes a associações, paróquias e instituições caritativas. A prioridade era conseguir vocacionados que respondessem generosamente ao chamado de Deus para seguir a Jesus Cristo nos caminhos de La Salle, e assim garantir a continuidade da obra lassalista no Chile.