Há 300 anos, os Irmãos Lassalistas têm consagrado suas trajetórias à Educação Cristã de jovens do mundo inteiro. Muitos deles, inclusive, sacrificaram suas vidas pela missão educativa, tendo sido reconhecidos como Santos e Beatos, servindo de modelo àqueles que sonham com um mundo mais justo e cristão. Clique nas imagens e conheça um pouco mais sobre os Santos e Beatos Lassalistas.
O Santo Irmão Muciano Maria (Louis Joseph Wiaux) nasceu em Mellet ( Bélgica) a 20 de março de 1841. Ingressou no Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Durante mais de cinquenta anos, dedicou-se à educação da infância e da juventude, dando a todos – alunos, pais e, sobretudo aos Irmãos - exemplo de todas as virtudes, especialmente da paciência, obediência e horóica fidelidade à vontade de Deus manisfestada na Regra do Instituto. Faleceu em Malonne, no dia 30 de janeiro de 19717. Paulo VI beatificou- o a 30 de outubro de 1977 e João Paulo II canonizou-o a 10 de dezembro de 1980.
Oração Santo Irmão Muciano
Ó Deus, que tornastes o Santo Irmão Muciano Maria admirável por sua piedade e mansidão na educação cristã dos jovens, fazei que, por sua intercessão e exemplo, nos esforcemos em conquistar pelo amor nossos irmãos para vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade de Espírito Santo. Amém.
Manuel Barbal Cosan nasceu a 2 de janeiro de 1898 na localidade de Enviny, na Espanha. Sua infância se passou em ambiente cristão, no difícil trabalho da lavoura. Antes dos 13 anos ingressou no Seminário Menor de Urgel. Em inícios de 1917 ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs e dois meses depois iniciou os estudos religiosos e pedagógicos, sob o nome de Irmão Jaime Hilário. Terminada a preparação, dedicou-se à vida de educador e de catequista, em diversas cidades da Espanha. A 18 de julho estourou a Guerra Civil Espanhola. O Irmão Jaime, nesta oportunidade, se encontrava em Mollerussa; procurou refúgio em uma família conhecida. Mas foi preso e removido para o cárcere público de Lerida e, em dezembro, enviado para Tarragona. Ficou preso em um “barco-prisão”, com muitos outros religiosos, entre os quais se encontravam seus antigos Coirmãos de Mollerussa. A 15 de janeiro de 1937 foi citada perante o tribunal. Os colegas de prisão insistiam com ele para afirmar que era simplesmente jardineiro do Colégio. Mas ele respondeu: “Prefiro dizer toda a verdade: eu sou religioso lassalista”. O mesmo ele fez dizer ao advogado que, aliás, foi indicado pelo júri. Apesar de o mesmo requerer o indulto, este lhe foi negado; 24 outras pessoas conseguiram a liberdade. Somente ele foi condenado, pelo único fato de ser religioso. A 18 de janeiro de 1937, às 15h30, o Irmão Hilário foi fuzilado no Cemitério chamado “La Oliva”, em Tarragona. O esquadrão de execução tomou posição e o mártir rezava, com as mãos cruzadas sobre o peito. À ordem de “Fogo!”, os milicianos dispararam seus fuzis. Mas a vítima ficou intata. Nova ordem e nova fuzilaria: mas o condenado ficou de pé. Os soldados do esquadrão, estupefatos e temerosos, largaram as armas e fugiram. O chefe, furioso, aproxima-se da vítima, profere palavras injuriosas e, à queima-roupa, fez diversos disparos na cabeça do Irmão Jaime. Este ainda teve forças para gritar: “Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!” O Irmão Jaime Hilário, como religioso, era exemplar: piedoso e fiel. Foi beatificado por João Paulo II a 29 de abril 1990. Foi canonizado pelo mesmo Papa João Paulo II em 1999.
Oração Santo Irmão Jeime
Senhor Deus e Pai, fizestes do Mártir Santo Irmão Jaime Hilário testemunha não somente da educação da infância e da juventude, mas também da entrega em sacrifício de sua vida. Por seus méritos e intercessão, fortificai-nos pelo Espírito, para zelosamente difundirmos o Evangelho. Isto vos pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santos, Amém.
O Santo Irmão Miguel (Francisco Febres Cordero y Muñoz) nasceu em Cuenca (Equador), a 7 de novembro de 1854. Durante muitos anos dedicou-se à educação da juventude, destacando-se na esmerada preparação de meninos à Primeira Eucaristia. Foi Diretor doNoviciado. Escreveu muitos livros para uso escolar e de investigação científica e literária. Pertenceu à Academia Equatoriana de Letras. Notabilizou-se na ciência e na santidade, na devoção a Maria e na caridade cristã com seus Irmãos. Morreu santamente em Premiá del Mar (Espanha) a 9 de fevereiro de 1910. Foi beatificado por Paulo VI a 30 de outubro de 1977. João Paulo II canonizou- o a 21 de outubro de 1984.
Oração Santo Irmão Miguel
Deus eterno e todo-poderoso, que em terras equatorianas suscitastes o Santo Irmão Miguel, para que, com seu trabalho educativo e sua ação catequética, indicasse aos jovens o caminho que a vós conduz: fazei que seu exemplo nos ajude a seguir Jesus Cristo, nosso Mestre, afim de alcançarmos com nossos Irmãos a glória de vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Irmão Arnoldo nasceu a 2 de setembro de 1838, perto de Metz,França. No batismo recebeu o nome de Júlio. Viveu 52 anos. Faleceu em Reims. Filho de humilde sapateiro estudava na escola pública e tinha como aspiração frequentar o magistério. Mas o minguado salário do pai não atendia as necessidades da casa e Júlio teve de abandonar os estudos e empregar-se em uma fazenda afim de ajudar nas despesas da casa. Mas, procurando ganhar um pouco mais,conseguiu emprego em Charleville. Ajudou a construir a belíssima igreja. O tempo livre passava em oração pessoal e na preparação de alguns jovens para a Primeira Eucaristia. À noite frequentava as aulas dos Irmãos Lassalistas, onde aprendeu a apreciar seus mestres e admirar-lhes a vida. Seus 12 anos de Mestre de Noviços foram de intensa vida espiritual, de oração, de humildade, penitência e dedicação aos formandos. Suas devoções principais foram a Eucaristia e a Santíssima Virgem. A 23 de outubro de 1890 recebeu os Santos Sacramentos e faleceu placidamente. A 1º de novembro de 1987 foi canonizado pelo Papa João Paulo II e sua festa é celebrada em 23 de outubro.
Oração Irmão Arnoldo
Ó Deus, que fizeste do Santo Irmão Arnoldo, por sua docilidade ao Espírito Santo, um admirável guia da juventude no caminho da oração e da caridade, concedei-nos, a seu exemplo e por sua intercessão, sejamos inteiramente disponíveis ao vosso Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Irmão Salomão, nascido em 15 de dezembro de 1745, em Boulogne-sur-Mer, na França. No batismo recebeu o nome de Nicolau. Foi professor, diretor de escola, administrador e Secretário do Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, Irmão Agatão. Em 15 de agosto de 1792, segundo carta à sua irmã, confessa-se disposto a sofrer por Cristo, apesar de ele mesmo se achar indigno desta honra. Por recusar-se a fazer juramento à Constituição civil do clero, foi masacrado, com outros religiosos e sacerdotes, a 2 de setembro de 1792, na igreja dos Carmelitas, em Paris, sendo beatiFIcado em 1926. O Papa Pio XII proclamou Beatos o Irmão Salomão e seus companheiros mártires a 17 de outubro de 1926. A festa do Santo Irmão Salomão é celebrada a 2 de setembro.
Oração Irmão Salomão
Ó Deus, que concedestes ao Santo Irmão Salomão a graça da fidelidade e do perdão na dura prova da prisão e do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, permanecer sempre fiéis à Igreja e dispostos a nos reconciliar com nossos Irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém