O Dia da Província, realizado em 19 de janeiro, foi um momento especial de ação de graças que reuniu Irmãos, familiares, colaboradores lassalistas e amigos no Unilasalle, em Canoas/RS. Com dimensão de caráter eucarístico, a festa fortaleceu o sentimento de pertença dos Irmãos, mantendo viva a memória do Santo Fundador, João Batista de La Salle.
Entre os presentes, estiveram Provinciais da América Latina, Irmãos Delegados do 45º Capítulo Geral da Região Latino-Americana Lassalista (RELAL), da Região Lassalista da América do Norte (RELAN) e Irmãos que realizaram o Retiro em preparação à emissão dos Votos Perpétuos. A Missa – presidida pelo Arcebispo da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, D. Jaime Spengler, – e o almoço de confraternização culminaram em um encontro de diferentes gerações que exaltaram a alegria de ser La Salle.
“Aqueles que fazem os Primeiros Votos sentem-se apoiados. Para eles, é um estímulo ver os Irmãos Maiores, a fim de os seguirem como exemplo. Este é um ano particular em função de termos a presença de Provinciais de toda América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e do Canadá, que se animam ao perceber a vitalidade existente entre nós, Irmãos da Província La Salle Brasil-Chile”, considerou o Irmão Provincial e Presidente da Rede La Salle, Jardelino Menegat.
Ao lado de parentes ou de representantes, os Noviços Antônio de Sousa Brandão Silva, Dedson Tavares Guimarães, José Roberto de Oliveira e Renan da Costa Ferreira emitiram os Primeiros Votos diante do acolhimento do Irmão Provincial. “Recebi todos os aportes necessários da Instituição para que eu chegasse nesse dia com as convicções com as quais estou. Sinto-me feliz e agradeço a todos aos Irmãos que direta ou indiretamente contribuíram com a minha formação. Nós educamos com nosso testemunho. Doamos nossa vida pela educação, pelo amor e pelo comprometimento”, afirmou Renan.
Na mesma ocasião, 32 Jovens Irmãos realizaram a Renovação dos Votos, e foram saudados pelo Ir. Jardelino Menegat e pelo Ir. Provincial Auxiliar do Chile, Israel José Nery.
Já a Renovação da Profissão Religiosa de 27 Irmãos Jubilares representou outro relevante indício da vitalidade do Instituto. Aos 91 anos, o Irmão Henrique Justo, que em julho de 2014 completa 75 anos desde os Primeiros Votos, ficou orgulhoso em compartilhar o ônus de sua trajetória no Dia da Província. “Nunca pensei em chegar a esta idade com a bússola funcionando. Estou muito contente, fui mais longe do que tinha sonhado, seja do ponto de vista religioso, do magistério, dos estudos, dos doutorados, das vezes em que estive na Europa, dos livros e artigos que escrevi. Estou feliz”, concluiu.
O evento foi encerrado com um almoço festivo no mesmo local, atestando ser um encontro repleto de fé, de amor, de caridade e de esperança, conforme afirmou o Ir. Israel José Nery. “A juventude religiosa nos dá um estímulo muito grande. Mas, ao mesmo tempo, os Irmãos idosos da Comunidade Nossa Senhora da Estrela que aqui estiveram nos dão uma lição de vida, sendo um grupo que foi fiel e que passa seus últimos dias em ação de graças ao ver o Instituto crescendo, dando frutos. E agora estamos vivendo a dimensão eucarística da alimentação pela palavra de Deus para começar o novo ano com muito ânimo e disposição.”
Para acessar a galeria de fotos do Dia da Província, clique aqui.