No Dia da Província, em 19 de janeiro, quatro Noviços emitiram seus Primeiros Votos na Capela do Unilasalle, em Canoas/RS. Ao lado de parentes ou de representantes, Antônio de Sousa Brandão Silva, Dedson Tavares Guimarães, José Roberto de Oliveira e Renan da Costa Ferreira receberam o acolhimento do Irmão Provincial, Jardelino Menegat; do Diretor da Comunidade La Salle e Noviciado de Porto Alegre/RS, Irmão José Ivo Ullerich, e dos demais Irmãos presentes na celebração eucarística. Este momento foi vivenciado com grande alegria pelos jovens ao encerrarem o Noviciado, período em que o candidato a Irmão se inicia no espírito de fé e de zelo, e constrói a identidade de Religioso Lassalista.
“A experiência é de alegria e de satisfação. É uma caminhada que a gente faz, um processo com muitas etapas. Cada uma tem algo específico, e vamos sentindo em nós mesmos as mudanças, vamos nos moldando. Chegar ao final é uma alegria enorme. Espero daqui para frente realmente poder cumprir com meus Votos, no sentido de realmente me sentir feliz e de contribuir com o Instituto”, afirmou José Roberto de Oliveira.
Ao longo da Formação, o alicerce lassalista é fundamental para a concretização de um sonho, segundo Renan da Costa Ferreira. “Recebi todos os aportes necessários da Instituição para que eu chegasse nesse dia com as convicções com as quais estou. Sinto-me feliz e agradeço a todos aos Irmãos que direta ou indiretamente contribuíram com a minha formação. Nós educamos com nosso testemunho. Doamos nossa vida pela educação, pelo amor e pelo comprometimento.”
Dedson Tavares Guimarães afirmou que a cada dia foi vivenciado o desejo de ser um Irmão das Escolas Cristãs. “No decorrer do processo, passamos por etapas com a certeza de querer fazer parte definitivamente do Instituto. Nossos Formadores foram nos ajudando até o momento presente. E de acordo com o que São João Batista De La Salle nos passa, é possível evangelizar através da educação.”
Já para Antônio de Sousa Brandão, a missão está apenas começando. “Sinto-me feliz pela história que pude construir nesse tempo, pelas possibilidades de estar junto às pessoas, de poder ajudá-las de forma ativa e desinteressada. Ainda há muito a crescer e a contribuir para que o mundo possa ser melhor através da palavra de Deus e da educação”, considerou.
Para acessar a galeria de fotos do Dia da Província, clique aqui.