12/08/2014 - 11:01

Encontro dos Irmãos em La Florida

Encontro dos Irmãos em La Florida

Após percorrer, desde o dia 30 de julho, os sete centros educativos lassalistas chilenos e as comunidades dos Irmãos de La Salle em Temuco, Talca e Santiago, a visita do Superior Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Jardelino Menegat, encerrou-se em 9 de agosto em La Florida. O encontro iniciou as 9h30 nas dependências da Comunidade Sagrada Família e se entendeu até 19h15. E tudo com bons momentos de oração, reflexão, celebração eucarística às 12 horas e partilha do vivido no 45º Capítulo Geral, realizado em Roma de 22 de abril a 08 de junho passado, bem como da situação presente e futura da vida e missão dos Irmãos de La Salle no Chile. 

No final da missa na artística capela dos Irmãos em La Florida, presentes também alguns membros da Associação Signum Fidei de Santiago, bem como do diretor do Instituto La Salle La Florida e do sacerdote vicentino Gerardo, capelão do mesmo Instituto, os Irmãos Jardelino Menegat e José Israel Nery fizeram entrega ao padre salesiano Mario Borello Gillardi do diploma de Afiliado ao Instituto, outorgado dia 13 de maio passado pelo Irmão Álvaro Rodríguez, então Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs. A convite do Provincial Auxiliar para Chile, Irmão Enrique García Ahumada, que sugeriu a concessão desse diploma, apresentou a biografia do padre Mario, que por mais de 20 anos foi capelão dos Irmãos em La Florida. 

Antes de passar às mãos do padre Mario o diploma de Afiliado, Irmão Jardelino o felicitou por tantos anos de serviço à comunidade lassalista chilena e lhe fez um pedido: que continue rezando pela fidelidade de nossos jovens formandos e dos Irmãos da Província. Recebido o diploma, o agraciado discorreu breve-mente sobre sua vida sacerdotal e agradeceu aos Irmãos por ter sido incluído como membro do Instituto Lassalista. 

A professora de Ensino Religioso do Instituto La Salle e membro Signum Fidei, Maria Antonieta, destacou a presença sempre muito próxima do padre Mario junto aos Irmãos, alunos e ex-alunos lassalistas de Santiago. Durante o “copo de vinho” em honra ao homenageado, após a missa, o agraciado recebeu os cumprimentos dos presentes, seguido do almoço preparado com muito carinho e atenção pelos Irmãos e funcionárias da casa de saúde dos Irmãos de La Florida. 

Na parte da tarde, o encontro dos Irmãos continuou com mais duas sessões de trabalho: a primeira dedicada a um diálogo sobre a avaliação do 1º triênio de Provincialado do Irmão Jardelino desde a reestruturação que criou a Província La Salle Brasil-Chile, que engloba 3 países (Brasil, Chile e Moçambique); e a segunda a uma reflexão em quatro grupos por idade sobre a vida dos Irmãos e sua missão nos sete centros lassalistas chilenos, concluído com um plenário para colocação em comum da partilha de cada grupo. 

O encontro terminou com um grande aplauso a todos os presentes e a despedida oficial do Irmão Jardelino como Superior Provincial, que na manhã seguinte, regressou ao Brasil. 

Na sua carta de agradecimento e recomendações enviada aos Irmãos do Chile, Irmão Jardelino afirma que “o encontro pessoal e comunitário com todos os Irmãos do Setor Chile foi uma oportunidade para um melhor conhecimento do ser, conviver e agir dos Irmãos e das Comunidades Religiosas”. Após vários questionamentos sobre um “novo tipo de vida religiosa consagrada para atender as novas exigências do contexto cultural e eclesial no qual estamos vivendo”, Irmão Menegat agradece ao Provincial Auxiliar, Irmão Israel José Nery, e a cada um dos Irmãos das Comunidades pelo esforço de buscar alternativas para serem fieis e criativos no seguimento de Jesus Cristo”. 

(Hno Hugo Bruno Mombach)


Leia, abaixo, a biografia do Padre Mario Borello Gillardi. 

Nasceu em Turim no dia 10 de janeiro de 1923, cidade onde foi aluno dos Irmãos das Escolas Cristas do 1° ao 4° ano primário. Ele lembra muito bem que ali Dom Bosco foi capelão dos Irmãos e assumiu várias de suas práticas educativas, além do ideal de formar bons cristãos e bons cidadãos, e que seu sucessor – o bem-aventurado Miguel Rua – foi aluno do mesmo colégio. 

Nesse colégio os Irmãos lhe apresentaram um ex-aluno recém-ordenado sacerdote, o que despertou nele o interesse por imitá-lo. Terminado seu noviciado como salesiano, foi enviado ao Chile, onde fez seus estudos filosóficos no seminário salesiano, de onde passou à Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Chile, onde obteve sua Licenciatura. 

Foi pároco e diretor diocesano de Catequese em Punta Arenas, diretor da Equipe de Educação e Catequese dos Salesianos do Chile, secretário executivo do Departamento de Catequese do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), diretor da Oficina Nacional de Catequese do Chile (ONAC), e depois que se transformou em Comissão Nacional de Catequese. Foi impulsionador e primeiro diretor do Instituto Superior de Pastoral Catequética do Chile – ‘Catecheticum’ –, para o qual convidou como cofundadores os Irmãos Lassalistas, os Salesianos, os Irmãos Maristas, as Filhas de Maria Auxiliadora, a Fundação Lar Catequético e finalmente a Conferencia Episcopal do Chile, que o erigiu canonicamente em 1993. 

Foi capelão do Instituto La Salle de La Florida em 1958 e 1959, e outros 28 anos nessa mesma comunidade que agora está unida à dos nossos Irmãos anciãos chamada da Sagrada Família, até que se formulou o pedido de sua Afiliação aos Irmãos das Escolas Cristas ao Irmão Visitador Jardelino Menegat e seu Conselho, que a aprovou e a apresentou ao Superior Geral Irmão Álvaro Rodríguez Echeverría, que deu sua aprovação final em maio passado. 

Padre Mario Borello colaborou na elaboração do Projeto Educativo Evangelizador do Distrito do Chile entre 2000 e 2002, e se manteve disponível como consultor e amável conselheiro dos Irmãos, prestando serviços como teólogo e sacerdote aos pais de família, alunos e professores lassalistas no Chile, gozando do apreço e carinho de todos.

(Hno. Enrique García Ahumada, FSC) 





< Voltar