20/01/2023 - 13:22

Celebração da Primeira Consagração Religiosa

Celebração da Primeira Consagração Religiosa

Os noviços Guilherme Alves Lopes da Rosa, Lucas Ivan Ribeiro Furtado, Marcos Ferreira Souto e Matheus da Cruz Silva participaram, no último sábado, 17, da celebração da Primeira Consagração Religiosa, quando professaram seus primeiros votos religiosos para, assim, se tornarem Irmãos Lassalistas. A cerimônia foi realizada na Capela São José, em Canoas/RS, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Rede La Salle no YouTube.

 

 

Celebrada conjuntamente pelo Padre Edson Tomassim “Edinho”, Frei Zelmar Giotto, Padre Roberto (Monge Cisterciense), Padre Bernardo (Monge Cisterciense) e Padre Rogério Ferraz, a cerimônia contou com a presença da Coordenadora Estadual da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, Irmã Maria Lourdes Urban, e de diversos convidados de diferentes Comunidades Educativas Lassalistas onde os formandos passaram ao longo de sua trajetória de formação. Também compareceram no evento os familiares dos noviços, Irmãos Lassalistas e religiosos de outras Congregações, como as Irmãs Murialdinas, Irmãs Vicentinas, Irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado, Irmãs da Penitência Caridade Cristã e Monges Cistercienses do Mosteiro de Nazaré.

 

 

Durante a cerimônia, após terem seus pedidos aceitos pelo Irmão Provincial, Olavo José Dalvit, para ingressarem ao Instituto das Escolas Cristãs, os noviços professaram os votos de Associação para o Serviço Educativo aos Pobres, de Estabilidade no Instituto, de Obediência, de Castidade e de Pobreza, conforme a Bula de Aprovação e a Regra do Instituto. Como recordação deste momento significativo na vida dos novos Irmãos, cada um dos noviços recebeu um ícone da Santíssima Trindade, imagem representativa do Noviciado Interprovincial Lassalista, em Porto Alegre/RS.

 

 

Em nome dos quatro novos Irmãos, o Ir. Guilherme Alves agradeceu ao Deus da justiça, da caridade e do amor, aos seus familiares, formadores e colegas de formação que passaram por suas vidas. Lembrando dos Irmãos mais novos aos mais idosos, o Irmão Guilherme concluiu sua fala com a frase dita durante a homilia do Padre Edinho, que citava Dom Pedro Casaldáliga: “as nossas causas valem mais do que nossas vidas”.

 

 

Um almoço festivo realizado na Quinta São José, em Nova Santa Rita/RS, celebrou o momento de confraternização. A partir de agora, os novos Irmãos partem em missão e integrarão as Comunidades Religiosas de Zé Doca/MA (Guilherme e Matheus) e de São Miguel do Oeste/SC (Lucas e Marcos).

 

 

CLIQUE AQUI e confira a gravação da celebração na Capela São José, em Canoas/RS.

< Voltar