02/01/2020 - 08:44

Retiro de Preparação aos Votos Perpétuos

Retiro de Preparação aos Votos Perpétuos

Entre os dias 30 de novembro e 20 de dezembro, no bairro Pilar de Buenos Aires, num antigo seminário da arquidiocese, realizou-se o Retiro de preparação aos Votos Perpétuos promovido pela RELAL. Esse retiro reuniu 15 Jovens Irmãos da Região Latino-Americana Lassalista provenientes de 5 países: Haiti, República Dominicana, Colômbia, México e Brasil. Os Irmãos Heider dos Santos Lopes Costa, José Roberto dos Santos Oliveira e Fabrício Miguel Heinzmann representaram a Província La Salle Brasil-Chile. O Irmão Waldemiro José Schneider foi um dos 4 Irmãos que participaram da coordenação, orientação e do acompanhamento dos retirantes. O retiro objetivou partilhar com alegria a experiência e a graça de ser Irmão, valorizar e enriquecer a experiência do encontro entre Irmãos da RELAL como um tempo privilegiado no processo vocacional dos Jovens Irmãos, reler a história da vida pessoal e a experiência de Deus a partir da perspectiva da identidade narrativa (pré-configuração, configuração e reconfiguração), acompanhar os Jovens Irmãos neste tempo de discernimento por sua consagração definitiva ao Senhor, agradecendo a Deus pelo dom da vocação e da vida, e ter um encontro pessoal, profundo e próximo com o Senhor.

 

No decorrer do retiro, aconteceram dois dias de deserto, dois dias de passeios comunitários, missa diária, longos tempos de oração pessoal, leitura orante da Palavra de Deus à noite, duas colocações por dia (de uma hora cada), seis encontros (entrevistas) pessoais com o acompanhante. De todas as vivências proporcionadas durante o retiro, o Irmão Heider destacou que “elas me ajudaram a rememorar os primeiros passos do chamado que Deus me fez e assim reafirmar minha convicção em doar-me e ser testemunha do amor de Deus através da missão iniciada há mais de 300 anos pelo Santo Fundador e os primeiros Irmãos”.

 

Os Jovens Irmãos relataram que o retiro foi uma experiência única de partilha, convivência e oração. “Foi um tempo de conhecimento pessoal e de reflexão abrangente da vida de Irmão, um espaço de oração da vida e vocação”, afirmou o Irmão Fabrício. Foi uma oportunidade de “nos retirar e olhar para nossas vidas e, cientes do nosso compromisso, prontos a dizer o sim para toda a nossa vida”, concluiu o Irmão José Roberto.

 

O retiro se encerrou com a celebração eucarística e a profissão dos votos, a mesma que cada Jovem Irmão realizará em sua respectiva Província no decorrer do ano de 2020, na alegria e na fé de se consagrar inteiramente a Deus.

< Voltar