O beato José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo, vai ser canonizado pelo Papa Francisco, que publicará nesta quarta-feira, 02 de abril, o decreto que o proclama santo.
Missionário que marcou o Brasil nos seus inícios, Anchieta nasceu nas ilhas Canárias, na Espanha, em 1534. Enviado para estudar em Portugal na adolescência, na Universidade de Coimbra teve contato com os jesuítas, apenas fundados como ordem religiosa. Em 1551 entrou na Companhia de Jesus, e foi enviado para o Brasil.
A missão no país começou em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com padre Manuel da Nóbrega e outros missionários.
Anchieta desempenhou ali intenso trabalho no colégio, o primeiro dos jesuítas na América. Ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e portugueses, mas também estudou a língua dos indígenas e compôs a primeira gramática da língua tupi; no mesmo idioma dos índios escreveu um catecismo, várias peças de teatro e hinos. E ainda compôs poemas e escreveu obras em português, latim e tupi e guarani.
Anchieta foi sempre um religioso interessado nas pessoas, dando especial atenção aos pobres e aos doentes. A educação era parte integrante de seu trabalho missionário. Faleceu em 1597, em Reritiba, Espírito Santo, quando recebeu o nome de Anchieta. Seu corpo foi levado para Vitória para os solenes funerais, durante os quais ele já passou a ser reconhecido como o "Apóstolo do Brasil".
“Verificamos um forte testemunho de jovem vindo de Anchieta, no sentido de ter se comprometido com a vocação. Desde o princípio, é o Apóstolo do Brasil pelo trabalho evangelizador em muitas regiões do país há mais de 500 anos”, disse o Pe. Leandro Padilha, da Arquidiocese de Porto Alegre/RS.
ORAÇÃO
Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo de São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: “Quem foi Pe. José de Anchieta?”, de autoria do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer.