21/10/2013 - 02:37

Reunião dos Diretores de Comunidades Religiosas

Reunião dos Diretores de Comunidades Religiosas

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2013, ocorreu na Sede Provincial-SP a reunião dos Diretores de Comunidades Religiosas. As reflexões ficaram em torno do Irmão Diretor enquanto gestor da comunidade e de si mesmo, e contaram com a assessoria do psicólogo Jones A. dos Santos, da Clínica Musp. 

Dentro das reflexões, foram aprofundados dois temas: Senso de Pertença (visibilidade, espírito associativo, gerar, fortalecer, continuidade) e Gestão: pessoal, comunitária (diálogo, partilha, convivência), serviço, formação (para a Missão e Vida Religiosa). Foi um momento de encontro, partilha, oração e reflexão, em que cada um dos presentes recebeu o Manual do Diretor de Comunidade. Na ocasião, também foi feito o envio do Ir. Nelson Rabuske para a Região de Missão em Moçambique.


Abaixo, o depoimento do Irmão Aníbal Thiele sobre a Reunião. 


“A partilha do Dr. Jones com as lideranças (diretores) das Comunidades dos Irmãos me cativou e criou uma forte empatia porque foi algo significativo e original pelo evoluir de aspectos abordados, todos eles interligados. Fomos convidados a nos interiorizarmos, entrar em quietude, exatamente por sermos pessoas irrequietas, apreensivas e dinâmicas. 


Nesta quietude, saber deletar o acúmulo de lixos, pois nada nos pertence, mas existe o espírito de pertença. Nesta pertença, o encantador da vida é a diversidade que passa pela afetividade. Evitar a cristalização de conceitos absolutos, pois a geração Y vai exigir de nós outros conceitos e habilidades. Por isso, a verdadeira gestão prescinde de uma avaliação de 360 graus.
Na gestão comunitária, é fundamental, é vital a identidade e a visibilidade pessoal e coletiva. Precisamos resgatar a nossa pertença e fortalecer nossa associação.


A associação, a visibilidade e a pertença são a essência da mística. O exercício da mística precisa ser retomado porque é a única maneira de voltar a transcendência. O nosso retomar permanente, como comunidade, em parte, acredito ser nesta dimensão!” 


< Voltar