11/04/2025 - 08:29

Falece o Irmão Lassalista Selestino José Bortoluzzi

Falece o Irmão Lassalista Selestino José Bortoluzzi

É com pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Selestino José Bortoluzzi, ocorrido na manhã de sexta-feira, 11/04/2025, em Porto Alegre/RS.

 

Filho de Adelino Domingos Bortoluzzi e Amábile Busanello Bortoluzzi, Irmão Selestino José Bortoluzzi nasceu em Cachoeira do Sul/RS, no dia 25 de março de 1938. Sua caminhada lassalista teve início em 1953, quando ingressou no Postulantado, seguido pelo ingresso no Noviciado, em 10 de fevereiro de 1954. Emitiu seus Primeiros Votos no dia 11 de fevereiro de 1955 e professou os Votos Perpétuos no dia 4 de janeiro de 1963.

 

O Irmão Selestino graduou-se em História e Geografia, em 1961, e concluiu sua graduação em Ciências Religiosas, em 1966, ambas as formações na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 1982, obteve especialização em História da Cultura Íbero-Americana, também na PUCRS, e, em 2005, concluiu o Mestrado em Teologia, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Durante sua trajetória na Missão Lassalista, exerceu diversas funções, atuando como professor, diretor de escola, diretor de comunidade religiosa, secretário provincial e auxiliar administrativo. Seu trabalho foi marcado pelo zelo e dedicação, transmitindo seus conhecimentos aos alunos e às pessoas com quem convivia.

 

Irmão Selestino viveu intensamente sua vocação religiosa e educacional, orientando os jovens a praticar o bem e viver com retidão. Sua missão foi cumprida com amor e compromisso, sempre buscando a “maior Glória de Deus e Seu Reino”. Sua religiosidade transparecia em suas atitudes e ações, enquanto sua alegria refletia a felicidade com que vivia.

 

O velório será neste sábado, 12/04, a partir das 7h, na Capela 08 do Cemitério São Vicente, em Canoas/RS. A missa de corpo presente terá início às 10h, seguida de seu sepultamento no mesmo local.

 

A Família Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Selestino José Bortoluzzi e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.

< Voltar