15/04/2013 - 09:45

Irmão Edgard Hengemüle lança livro na França

Irmão Edgard Hengemüle lança livro na França Capa do Livro lançado pelo Ir. Edegard

O Irmão Edgard Hengemüle atualmente está terminando a revisão da tradução das Obras Completas de La Salle. Em nível de Instituto, integra o Serviço de Pesquisa e Recursos Lassalistas e a Comissão de Revisão da Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs.

Seu mais recente livro é EDUCAÇÃO LASSALIANA: QUE EDUCAÇÃO? A obra foi também publicada em espanhol com o título: Educar en y para la vida - Perspectiva de la identidad de la educación lasallista. Nos Estados Unidos, está sendo traduzida ao inglês. No último dia 13 de junho, em Paris (Rue de Sèvres), ocorreu o seu lançamento em francês, com um título mais amplo, pensado para alcançar um público não somente lassalista: UNE PROPOSITION ÉDUCATIVE - Jean-Baptiste de La Salle.
O lançamento do livro foi realizado com uma conferência de imprensa e uma palestra pública, feita pelo Irmão Edgard, seguida de um bate-papo com o numeroso público presente, coquetel celebrativo e sessão de autógrafos. 

Hoje, cada vez mais professores de todos os continentes se inspiram na pedagogia de São João Batista de La Salle para a sua prática educativa. Com maior ou menor força, desejam atualizar, de maneira apropriada, as instituições originais do patrono dos educadores. Mas, para o conseguirem com autenticidade, convém que conheçam essas intuições, como La Salle pensava e praticava a educação, e que entendam a forma de adequá-las às condições dos tempos atuais.

Este livro proporciona tal conhecimento e ajuda nesta compreensão. Nele, o Irmão Edgard desenvolve as características da educação que La Salle pensava e praticava: uma educação universal, popular, integral e integradora, cristã, centrada no aluno, ligada à vida, eficaz e eficiente, fraterna e aberta à sociedade, à Igreja e à família.

O autor espera que, com o auxílio deste texto, os continuadores da obra de La Salle possam educar nos dias de hoje com fidelidade às intenções lassalianas fundamentais e às exigências do século XXI, valendo-se dos recursos científicos e tecnológicos de que La Salle não dispunha em seu tempo.
< Voltar