21/09/2018 - 08:58

Mutirão Estadual das Novas Gerações da VRC do RS

Mutirão Estadual das Novas Gerações da VRC do RS

Entre os dias 07 e 09 de setembro aconteceu, no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita/RS, o Mutirão Estadual das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada do Rio Grande do Sul. O tema do encontro foi a retomada do seguimento de Jesus Cristo a partir da opção preferencial pelos pobres, no ano em que a Igreja celebra os 50 anos da Conferência de Medellín.

 

O Mutirão contou a assessoria da Irmã Raquel Pena Pinto, Irmãs de Nossa Senhora do Horto, e com a presença da Irmã Clotilde Azevedo, Apostolina, Assessora Executiva da CRB Nacional, responsável pelo Setor Juventudes e Novas Gerações. O grupo foi motivado a retomar a opção pelos pobres, a Vida Religiosa servidora e pobre, a igreja comprometida com a causa do povo sofredor a partir de filmes, como o da vida de Dom Oscar Romero, o Pacto das Catacumbas, de um momento forte de oração onde foram rezadas a vida dos Mártires da América Latina de ontem e de hoje.


O grupo se envolveu, sentiu junto, participou, partilhou suas angústias e esperanças, num desejo grande de crescer na fidelidade e na radicalidade do Evangelho. “Algo que mexeu com o grupo é a questão dos refugiados venezuelanos que estão sendo trazidos para a região metropolitana de Porto Alegre, tanto que o grupo fará contato e procurará encontrar formas de somar com esse grupo de empobrecidos”, comentou o Ir. Marcos Santos, que participou do Mutirão. Na semana do Mutirão chegou um grupo de venezuelanos e nas próximas semanas irá chegar mais dois grupos para as cidades de Esteio e Canoas. As Novas Gerações se integrarão ao Núcleo da CRB para realizar alguma atividade com os refugiados venezuelanos.


O Frei Vanildo Zugno, Capuchinho, da coordenação da CRB Regional de Porto Alegre, se fez presente no encontro, sendo que o mesmo encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Arno Frelich, OFM.

< Voltar