Entre os dias 03 de junho e 04 de agosto, aconteceu, no Centro Cultural Missionário, em Brasília/DF, o Programa de Formação para Lideranças da Vida Religiosa Consagrada (PROFOLIDER), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional.
Representando a Rede La Salle, esteve participando do Programa de Formação o diretor do Colégio La Salle Pelotas/RS, Ir. Valdir Leonardo da Silva. Participaram, também, 17 cursistas pertencentes a 15 congregações e vindos das diversas regiões do Brasil e de Moçambique.
“Foram trabalhados temas específicos que visam uma experiência pessoal, humano afetiva e espiritual em vista de uma maior integração interpessoal do ser Consagrado e suas relações com a Instituição, com a realidade atual e também com a espiritualidade e missão”, contou o Ir. Valdir, referente aos temas trabalhados durante o curso.
O curso foi ministrado em quatro dimensões: a Pessoa e a Instituição; a Realidade; a Teologia da Vida Consagrada; e a Espiritualidade e Missão. Conforme o Ir. Valdir, foram dias de muito estudo e reflexão, atividades que transformaram o espaço num excelente ambiente de troca de experiências, convivências e cultivos da espiritualidade.
Segundo o Ir. Valdir, o programa o proporcionou olhar para a história pessoal, familiar, da Congregação, da Igreja e perceber todo o bem realizado à vida doada, permanentemente, à ação de Deus e ao cultivo da gratidão pelas origens. “Pude sentir o coração tocado pelo Reino, pela humanidade e abraçar o presente com paixão; ler os sinais dos tempos num contexto complexo de mudança de época que exige constante discernimento, serenidade e leitura sapiencial da realidade; cultivar um olhar contemplativo, dinâmico e comprometido mediante aos desafios e um posicionamento mais assertivo e com leveza nas relações fraternas”, completou o Irmão.
Sobre o PROFOLIDER
O PROFOLIDER é um programa da CRB Nacional que se destina à formação de novas lideranças e às lideranças da Vida Religiosa Consagrada (VRC). Ele aprofunda temas específicos desenvolvidos em espaço comunitário de troca de experiência, vivências humana e espiritual, em vista de uma maior integração da pessoa consagrada e suas relações com a Instituição, com a realidade e com a sua espiritualidade-missão.