24/03/2016 - 07:25

Mensagem de Páscoa do Ir. Provincial

Mensagem de Páscoa do Ir. Provincial

A Páscoa é um convite constante para a transformação. Vivê-la é buscar viver como Jesus Cristo, assumindo um processo de mudança para construir uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna. 

 

Veja a seguir a mensagem de Páscoa do Ir. Provincial, Edgar Nicodem, aos Colaboradores Lassalistas: 

 

"Estamos nos aproximando da celebração do evento central do cristianismo: a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Nele, todas as realidades são renovadas e reconciliadas pelo amor e pela misericórdia do Pai. O período da semana santa, que estamos vivendo, é uma oportunidade privilegiada para renovar nosso encontro com Cristo. Somos chamados a viver na sua presença e renovar o nosso compromisso de participar na constru- ção do Reino de Deus.

 

Para La Salle, “a ressurreição de Jesus Cristo deve proporcionar o benefício de ressuscitar espiritualmente, para viver segundo a graça, isto é, para entrar em uma vida nova” (MD 29,3,1). Segundo o Fundador, diante do evento pascal não podemos ser indiferentes. Jesus Cristo veio para renovar a face da terra e tornar-nos partícipes do Reino de Deus. Ele conta conosco. Ressuscitar espiritualmente significa a assumir o itinerário evangélico que nos transforma em instrumentos eficazes nas mãos de Deus.

 

Ao anunciar o Ano da Misericórdia, o Papa Francisco, afirma que Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Nele a misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax. O mistério da misericórdia é fonte de alegria, serenidade e paz. É a lei fundamental que vive no coração de cada pessoa. É o caminho que une Deus e o ser humano. É um incessante chamado ao perdão, à reconciliação e à esperança.

 

Dom Pedro Casaldáliga afirma que “somos o povo da Páscoa, o povo da esperança”. Ninguém pode ficar excluído da alegria do Cristo ressuscitado, segundo o Papa Francisco. Por isso, é fundamental renovar:

 

• O nosso encontro com Jesus Cristo que nos permite configurar um novo horizonte de vida.

 

• A nossa experiência de Deus para aprender a discernir, em todo acontecimento e em toda pessoa um sinal e uma chamada de Deus.

 

• A nossa capacidade de olhar nos olhos, de escutar, curar feridas, construir pontes e estreitar laços com as pessoas.

 

• As nossas relações humanas para passar de uma vida em comum para uma vida fraterna, caracterizada pela proximidade, escuta, diálogo e apoio recíproco.

 

• O nosso ardor apostólico para ser uma presença evangélica na Comunidade Educativa e uma efetiva resposta às necessidades das crianças, dos jovens e dos adultos de hoje.

 

• A nossa consagração batismal para viver uma profunda experiência de Deus que se expressa através de uma convivência cordial, simples, transparente, leal, fraterna, em uma missão para dar vida e tornar visível o Reino de Deus entre nós. As crianças, os jovens e os adultos de hoje têm o direito de encontrar nos lassalistas, sinais de quem já viu o Senhor (Jo 20,25), de quem já se encontrou com Deus. Que a vivência do mistério pascal renove em nós o seguimento de Jesus Cristo e o nosso compromisso na construção do Reino de Deus.

 

As crianças, os jovens e os adultos de hoje têm o direito de encontrar nos lassalistas, sinais de quem já viu o Senhor (Jo 20,25), de quem já se encontrou com Deus. Que a vivência do mistério pascal renove em nós o seguimento de Jesus Cristo e o nosso compromisso na construção do Reino de Deus."

 

 

< Voltar