Nesta terça-feira, 8 de dezembro, o Papa Francisco realizou a abertura oficial do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, com uma Celebração Eucarística seguida da Abertura da Porta Santa, no Vaticano. A Cerimônia contou com a presença do Papa Emérito Bento XVI. É a primeira vez, na história da Igreja Católica, que dois Papas cruzam juntos a Porta Santa, que permanecerá aberta durante o período do Jubileu, cujo término oficial irá ocorrer na Solenidade Litúrgica de Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 20 de novembro de 2016.
Nas celebrações dos Jubileus, somos chamados à conversão dos costumes e de vida, ao arrependimento, à reconciliação com Deus e com o próximo, e a renovarmo-nos espiritualmente mediante a experiência do perdão. Adentrar pela Porta Santa “significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai, que a todos acolhe, e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura. É Ele que nos vem ao encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, afirmou o Bispo de Roma, diante de milhares de fiéis de todo o mundo.
“Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e, em todo o caso, o julgamento de Deus será sempre feito à luz da sua misericórdia. Por isso, oxalá o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor, de ternura”, afirmou o Pontífice.
Para o Irmão Marcelo Salami, Diretor de Formação da Província La Salle Brasil-Chile, o Ano Santo da Misericórdia será um tempo oportuno para viver e testemunhar o chamado que Deus realiza a cada pessoa, em sintonia com aquilo a que a Igreja nos desafia, através das iniciativas do Papa Francisco.
O Irmão Marcelo ressalta, ainda, que, na Província La Salle Brasil-Chile, o Jubileu Extraordinária da Misericórdia já começou a ser vivido desde o dia 29 de novembro de 2015, quando grupos de Irmãos Lassalistas e Formandos, reunidos por regiões, realizaram celebrações alusivas ao Ano Santo da Misericórdia. Além disso, todas as Comunidades Religiosas da Província terão seus Projetos Comunitários enriquecidos com a proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Acesse o site oficial do Jubileu da Misericórdia para outras informações, clicando aqui.
Saiba mais – A Igreja Católica deu início à tradição do Ano Santo em 1300. Inicialmente, a manifestação religiosa acontecia a cada século. Sucessivamente, os jubileus passaram a ser organizados a cada 50 anos e, desde 1475, são realizados a cada 25, para permitir que fiéis de cada geração possam participar de, pelo menos, um Ano Santo. Atualmente, o evento também pode ser convocado pelo Papa em situações de particular importância, como é o caso do Jubileu da Misericórdia.