13/11/2015 - 06:37

Apresentado Projeto Escola Lassalista

Apresentado Projeto Escola Lassalista

Os resultados do Projeto Escola Lassalista foram apresentados na tarde do dia 9 de novembro por Postulantes da Província na Casa Sede, em Porto Alegre/RS. A iniciativa foi idealizada pela Direção de Formação e pelos Formadores da Etapa do Postulado. As atividades foram coordenadas e acompanhadas pelos Formadores.

 

O projeto oportunizou que os integrantes dos Postulados I, II e III planejassem uma escola La Salle levando em conta documentos da Província e do Instituto, com o desafio de pensarem na proposta pedagógica e na gestão.


O Postulado I idealizou o Colégio La Salle Tamoio, tendo como referência a Proposta Pedagógica da Província. O Postulado II imaginou como seria o funcionamento da Escola Assistencial La Salle Guadalupe, inspirando-se no Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-Americano. Já o Postulado III idealizou o Colégio La Salle Ir. Arthur, com base no Caderno MEL do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs.


Coloridas e criativas maquetes concretizaram o que os grupos vislumbraram, após meses de estudo e preparação. A Direção Provincial e representantes de Comunidades Educativas prestigiaram os resultados desse verdadeiro laboratório!


Confira alguns depoimentos!


"A atividade desenvolvida ao longo de quatro meses marcou um percurso de dedicação, de comprometimento e de compreensão de elementos pedagógicos e administrativos que compõem a missão lassalista. O estudo dos documentos e a aplicação em um protótipo de escola, criado pelos próprios Formandos, contribuiu na edificação de uma experiência significativa e conectada com a vida vocacional. Os objetivos foram atingidos, e os resultados apontam para novos horizontes formativos. Parabéns aos Formandos pela atitude e empenho na missão dada!" – Ir. Jorge Bieluczyk – Formador – Comunidade La Salle Postulado – Esteio/RS.

 

“Foi uma oportunidade interessante de conhecer a fundo como funciona uma escola e o que a mantém de pé” – Taylon de Amorim – Postulante do 3º ano.


“O projeto teve o intuito de associar as teorias estudadas pelos Postulantes à prática de gerenciamento de uma instituição escolar. Transformar um documento em prática foi altamente enriquecedor para eles. Com atividades desse nível, espera-se que os Formandos Lassalistas tenham uma maior proximidade com o mundo da educação. Resta, agora, lançar novos desafios” – Ir. Clóvis Trezzi – Formador – Comunidade La Salle Postulado – Sapucaia do Sul/RS.


“Esse trabalho foi resultado de muita pesquisa e dedicação. Além de um maior conhecimento em relação às práticas pedagógicas e à gestão de uma escola, o projeto nos proporcionou momentos comunitários significativos, nos quais cada um pode expor suas ideias” - Feiruque de Jesus dos Santos – Postulante do 1º ano.

 

“Foi uma experiência boa. Vejo que todo o processo de construção da maquete, a leitura e a partilha de um documento, além do contato com elementos pedagógicos e administrativos constitutivos de uma Escola Lassalista, auxiliam muito em uma visão mais ampla e realista do que é a nossa missão e identidade no mundo de hoje. Sem sombra de dúvida, posso dizer que as experiência vividas são muito significativas para próprio grupo” - Gabriel Pôrto César – Postulante do 3º ano.


“Creio que estamos dando passos significativos na Formação Inicial em termos de propostas pedagógicas inovadoras. O Projeto Escola insere-se na proposta do uso de metodologias ativas que favorecem, dentre outros aspectos, a gestão participativa, o estímulo à criatividade e ao protagonismo dos Formandos, a reorganização da relação entre teoria e prática, a ruptura com a forma tradicional do processo formativo.” – Ir. Marcelo Cesar Salami – Diretor de Formação.

 

 

 

< Voltar