26/10/2015 - 10:34

Papa canoniza Luis Martin, ex-aluno lassalista

Papa canoniza Luis Martin, ex-aluno lassalista

No passado dia 18 de outubro, domingo, o Papa Francisco canonizou na Praça de São Pe-dro, em Roma, Luis Martin, ex-aluno lassalista, junto com sua esposa Zélia Guérin, pais de santa Teresinha do Menino Jesus. “Deus me deu um pai e uma mãe mais dignos do céu que da terra” (santa Teresinha de Lisieux).

 

São Luis Martin, o pai de santa Teresinha, foi aluno lassa-lista que desde pequeno mostrou uma busca incansável em responder ao chamado de Deus a servi-lo e ser fraternal. Nasceu em Burdeos, França, em 1823, e sua formação inicial esteve ligada à vida militar. No entanto, em 1831 sua família se transferiu a Alençon, onde estudou com os Irmãos das Escolas Cristãs da cidade, recebendo uma sólida formação humana e reli-giosa.

 

Desempenhou o ofício de relojoeiro, e sendo ainda muito jovem, salvou o filho de um amigo de seu pai de morrer afogado. Em 1858 se casou com Zélia Guérin, levando uma vida matrimonial edificante no compromisso mútuo e na ligação com Deus. De sua união nasce-ram nove filhos, dos quais os quatro primeiros faleceram prematuramente. Entre as cinco filhas que sobreviveram, está Teresinha, a futura santa carmelita, que nasceu em 1873.

 

Após uma vida de santidade, com participação diária na santa missa, confissão freqüente, oração pessoal, devoção à Santíssima Virgem Maria e ajuda generosa aos mais pobres, faleceu em julho de 1894 com fama de santidade.A Família Lassalista conta agora com outro intercessor na glória do Pai, um exemplo de vida matrimonial que testifica o compromisso e a entrega no amor em grau heróico.

 

Um chamado a proclamar com voz forte: Continuarei, meu Deus, fazendo todas as minhas ações por amor vosso. 

 

Fonte: Lasalle.Org

 

< Voltar