O mês de agosto, para a Igreja Católica, é um momento especial voltado às Vocações. Vocação, para os cristãos católicos, é um chamado de Deus para seguir um caminho, religioso ou não, para a construção do Seu Reino. Todos têm por vocação o chamado à santidade, no entanto, cada um deve procurar alcançar a santidade de um modo específico e no local que Deus escolheu.
Durante o mês, cada semana é destinada à reflexão de uma vocação específica. No primeiro domingo de agosto ora-se pelas vocações dos Ministérios Ordenados, Sacerdotais e Diaconais. No segundo, ora-se pelas vocações matrimoniais e pela família. No terceiro domingo ora-se pelas vocações à Vida Religiosa Consagrada. E no quarto domingo lembra-se da vocação dos leigos na Igreja.
Segundo o Diretor de Formação da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Marcelo Salami, “este período é importante para aprofundar o sentido de nossa vida e nosso compromisso com a construção de um mundo mais humano e fraterno; é um tempo propício para refletirmos e aprofundarmos nossa vocação cristã, de modo especial, o nosso seguimento a Jesus Cristo”.
Para Papa Francisco, que deve compartilhar mensagens ao longo deste período com os fiéis, “a vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.