16/06/2015 - 12:27

Falece o Irmão Olindo Müller

Falece o Irmão Olindo Müller

Ainda consternada pela perda de três Irmãos Lassalistas no início deste mês em um acidente, a Província La Salle Brasil-Chile comunica, com pesar, o falecimento do Irmão Olindo Müller, ocorrido nesta terça-feira, 16 de junho. Também conhecido como Irmão Boni, ele havia celebrado dias antes, em 14 de junho, seus 96 anos. 

 

Os atos fúnebres acontecerão nesta terça-feira, às 17h, no Cemitério Parque São Vicente-Canoas, com velório das 20h até as 8h de amanhã. A missa de corpo presente ocorrerá às 10h desta quarta-feira, seguida de sepultamento. 

 

Relembre alguns momentos da trajetória do Irmão: 

 

Nascido em 1919 em Santo Cristo, na época distrito de Santa Rosa/RS, era filho de José Müller e Maria Vogt Müller. Ir. Olindo iniciou sua vida lassalista com a entrada no Juvenato, em 1930. Entrou no Postulantado em 1936, e vestiu o hábito religioso em julho, quando adotou o nome de Irmão Bonifacio Mathias. Emitiu os votos de final do Noviciado, em 1937, e, em seguida, iniciou o Escolasticado de três anos. Emitiu os Votos Perpétuos em janeiro de 1944. 

 

Qualificou-se para a missão de catequista, conquistando cinco Diplomas de Curso Médio. Na PUCRS, cursou Letras Clássicas. Além de ensinar língua portuguesa, também lecionou latim, leitura, história, geografia, aritmética. Acima de tudo, ensinava seus alunos a desenvolverem um caráter firme. Sua atividade de professor e de educador foi reconhecida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS, pelos serviços prestados ao Município, e o reconheceu como merecedor do título de Cidadão Caxiense, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores. 

 

Passou praticamente a metade de sua vida profissional dedicando-se ao Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul, onde ensinou, com muita paixão e dedicação, centena de crianças, adolescentes e jovens. 


Além de suas atividades e funções no La Salle Carmo, Irmão Olindo exerceu, de 1993 a 2005, a função de Vice-diretor da Escola São Vicente de Paulo, atualmente reassumida pela Diocese de Caxias do Sul. E também prestou ajuda nas tarefas da ACPMEN (Associação Caxiense de Promoção do Menor) onde, desde a fundação dessa obra, pelo menos um Irmão Lassalista  participa no bom andamento. 

 

Fora do La Salle Carmo, atuou durante um ano no Colégio La Salle Santo Antônio e cinco anos no La Salle Dores, em Porto Alegre/RS. Foi professor no Escolasticado durante um ano. Também esteve no La Salle São Carlos/SP, no Colégio Macedo Soares, de Volta Redonda/RJ, e no Colégio Nossa Senhora Medianeira, de Candelária/RS.  

 

Irmão Olindo se mostrou incansável em incrementar a prática dos ideais do escotismo, participando das Equipes Diretivas como responsável pelo setor de espiritualidade do movimento em Caxias do Sul. Redigiu um Manual de Formação intitulado “Colcha de Retalhos” publicado pela Câmara de Vereadores do município. O movimento dos escoteiros vai apresentar um voto oficial de solidariedade na Câmara, nesta terça-feira. 

A Comunidade Lassalista une-se em oração por este querido Irmão. 

 

< Voltar