Nesta quarta-feira, 25 de março, ocorreu na Sede Provincial, em Porto Alegre/RS, o 1º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada. A primeira edição de uma série de encontros que ocorrerão ao longo deste ano teve como tema "A Província como Agente Formador de Irmãos e Leigos".
Atualmente, a complexidade dos processos formativos requer olhares múltiplos para analisar e estabelecer políticas que atendam às exigências da Vida Consagrada e da Missão Educativa. Nesse sentido, a Província se fortalece como o agente principal de formação de Irmãos e Leigos, exercendo a função por meio de um Projeto Provincial com opções estratégicas, prioridades, projetos institucionais e processos de gestão para alcançar as metas estabelecidas. Por isso, durante o quadriênio 2015-2018 será organizada a Comissão de Formação e Vida Consagrada a partir da proposta dos Itinerários Formativos, com o objetivo de assumir os pareceres da 2ª Assembleia Internacional da Missão Educativa.
Sob coordenação do Provincial, Ir. Edgar Nicodem, e do Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami, o encontro contou com cerca de 25 pessoas, entre Irmãos e Leigos. "A ideia do Painel é pensarmos como se darão os processos formativos na Província La Salle Brasil-Chile. Em uma oportunidade como esta, diferentes concepções dão consistência à nossa caminhada", disse Ir. Edgar.
Após abertura e acolhida, os painelistas Ir. Marcos Corbellini e Ir. Cledes Casagrande abordaram o tema sob as ópticas lassalista e acadêmica, respectivamente. Ir. Marcos resgatou algumas referências da história de São João Batista de La Salle, ressaltando a necessidade de novas respostas aos desafios existentes na Província, no Instituto e no mundo. Já Ir. Cledes falou do Plano de Formação de Irmãos e Leigos, dos programas de formação existentes na Província e sobre os conhecimentos acadêmicos de estudantes e de profissionais de hoje, ressaltando a necessidade de se fomentar a inovação e o empreendedorismo nas Comunidades Educativas e Religiosas Lassalistas.
Depois do intervalo, o colaborador Marcone Theisen e o Ir. Arno Lunkes realizaram apontamentos, observações e aprofundamento das questões anteriormente abordadas. Ir. Arno focou-se no referencial de itinerário, no Plano de Formação e na necessidade de uma dinâmica que contemple missão, diálogo e oração.
Em um terceiro momento, houve diálogo entre palestrantes, observadores e convidados mediado por Ir. Edgar Nicodem. O Painel completou-se com uma pequena dinâmica, síntese do encontro e encerramento com almoço.
A próxima edição está prevista para maio.