Nesta sexta-feira, 13 de março, é comemorado o segundo ano do Pontificado de Papa Francisco. Aos 78 anos, o argentino Jorge Mario Bergoglio tem sido responsável por várias mudanças dentro e fora da Igreja, convidando os fiéis de pensarem de modo coletivo e humilde. O primeiro Papa sul-americano coloca em andamento “uma dinâmica de reforma”, que começa pelo coração e que não diz respeito a estruturas, mas às pessoas.
No Brasil, o Santo Padre atraiu multidões de peregrinos durante a Jornada Mundial de Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. Com um discurso renovado, Papa Francisco levou às ruas um novo enfoque da Igreja Católica, tornando-o, inclusive, destaque da revista americana “Times”.
Francisco, que usa uma linguagem direta e espontânea e que prefere se envolver e romper moldes, costuma utilizar parábolas do Evangelho para ilustrar a Igreja que deseja, inspirada naquela das origens. “A Igreja deve ser atraente. Sejam testemunhos de uma forma diferente de fazer as coisas, de agir, de viver! É possível viver neste mundo de forma diferente”, afirmou.
Confira no site do Vaticano fotos e mensagens do Papa Francisco ao longo deste período de Pontificado: www.vatican.va.
Veja abaixo algumas das frases marcantes do Pontífice:
“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”
"A mensagem de Jesus é a misericórdia."
"Não permitam que os sinais de destruição e morte acompanhem o curso do mundo."
"A cultura do descartável tornou-nos insensíveis ao lixo e ao desperdício alimentar, que são ainda mais lamentáveis quando em todas as partes do mundo, infelizmente, muitas pessoas e famílias sofrem de fome e subnutrição."
"A crise que estamos a viver é a crise da pessoa, que já não conta, só o dinheiro conta."
"Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos, ninguém é descartável."
"A guerra foi sempre um defeito da humanidade."