É com pesar que a Província La Salle Brasil-Chile comunica o falecimento do Irmão Roque Seibert na madrugada desta terça-feira, 14 de outubro. Aos 78 anos, o Irmão estava acolhido na Comunidade Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS, onde fazia tratamento de saúde.
Natural de Cerro Largo/RS, Ir. Roque nasceu em 21 de janeiro de 1936. Emitiu seus Primeiros Votos em 1954 e Votos Perpétuos em 1961. Sua última atuação foi na Comunidade La Salle e Noviciado, na capital porto-alegrense.
O velório acontece hoje, a partir das 9h30min, na Capela 8 do Cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas/RS. A missa ocorrerá às 17h e o sepultamento, às 18h.
Relembre a história de Ir. Roque Seibert (Irmão Venceslau Lucas):
Para o exercício do ministério da Educação, de acordo com o carisma lassalistas, Irmão Roque se qualificou para o ensino Fundamental, até a 4ª Série, pela graduação na Escola Normal La Salle, de Canoas. Conquistou a Licenciatura plena em Matemática, na PUCRS. Toda a vida zelou por sua formação permanente, nas mais variadas oportunidades. Prova disso são os numerosos Cursos, Certificados de Especialização, Pós-graduação e Extensão Universitária citados e guardados nos Arquivos da Província. Para aprofundar sua vida interior e sua espiritualidade, lhe foi dada a oportunidade de participar do CIL, em Roma, no ano de 1988. Por iniciativa pessoal, ano após ano, prestou os cinco exames, que naquele tempo, eram recomendados a todos os Irmãos: Dogma e História do Instituto, Moral e Catecismo dos votos, Graça e Sacramentos, História Bíblica e História Eclesiástica, Liturgia e Metodologia Catequética.
Da Série Apologética, concluiu a Série Escriturária, em 1964.Concluído o Curso Normal, iniciou o seu itinerário de EDUCADOR, no Colégio La Salle Dores, em fevereiro de 1957. Exerceu o ministério da educação em sete Obras Educativas da Província, em algumas duas ou mais vezes em sucessão. Por razões de brevidade, omitimos as datas e citam-se apenas os nomes das Obras onde atuou como PROFESSOR: Colégio La Salle Dores, Externato São Luiz, de Canoas, atualmente Colégio La Salle Canoas – Escola Normal Rural, hoje extinta, de Cerro Largo – Juvenato São José, de Canoas – Colégio La Salle Canoas – La Salle, do Núcleo Bandeirante, de Brasília – Colégio João XXIII, da Beira, em Moçambique, África. Foi professor de Matemática na UNISINOS, durante 20 anos até o início de sua Vida Missionária, em Moçambique.
Assumiu as seguintes Direções de Obras: VICE-DIRETOR do Centro de Formação de Porto Alegre – do Juvenato São José de Canoas. - Foi DIRETOR: O primeiro do Colégio João XXIII, da Beira, em Moçambique, onde foi um dos três pioneiros missionários – do Escolasticado de Sapucaia/RS da Comunidade La Salle, da Beira, Moçambique – do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante. A partir de 1º de janeiro de 2008, foi AUXILIAR, no Noviciado La Salle, de Porto Alegre.
Nas Casas de Formação, tornou-se notório seu contato com os candidatos para a vida lassalista. Com certeza, muitos dos Irmãos, principalmente os de meia-idade e de menos, neste momento, têm recordações da influência dele sobre suas personalidades, e, vendo-o agora, no silêncio eloquente da morte, mas no início de sua nova e verdadeira vida, aquela que não tem mais datas nem circunstanciais, se recordam dele com muito respeito, e podem prestar dele um testemunho de louvor e de gratidão.
Os últimos anos de Irmão Roque, para quem só se guia pelos olhos, ou não percebe a voz do silêncio, devem ter sido de muito sofrimento. O corpo um pouco inclinado para a frente, dava a impressão de que ele carregava sua cruz. Mas suas atitudes, bem demonstravam que ele estava aceitando como leve uma pesada cruz, e aproveitou esses anos para se assemelhar ao Cristo, que carregou a cruz que redimiu o mundo todo.
Irmão Roque, descanse agora em paz, nos braços de Deus que tanto amou e por ELE tanto trabalhou.