09/02/2024 - 11:51

Missão de Jovens Irmãos em Altamira e Uruará/PA

Missão de Jovens Irmãos em Altamira e Uruará/PA

A Missão Lassalista de Jovens Irmãos foi realizada entre os dias 21 e 30 de janeiro em Altamira e Uruará, no Pará. Teve como objetivo vivenciar a experiência missionária em uma Província em saída, atendendo o convite do Papa Francisco de uma “Igreja em saída”.

Durante a missão, os Jovens Irmãos participaram de atividades comunitárias nas escolas lassalistas e paróquias, envolvendo crianças, educadores, catequistas, jovens e líderes comunitários. Foram realizadas atividades pastorais e pedagógicas, buscando estreitar os laços com a comunidade local e promover um espírito de solidariedade e de serviço.

A Missão Lassalista de Jovens Irmãos proporcionou uma oportunidade de aprendizado e crescimento tanto para os participantes quanto para a comunidade, incentivando ações voltadas para o bem comum e a promoção do evangelho. Ao vivenciar essa experiência missionária, os Jovens Irmãos puderam colocar em prática os ensinamentos de Cristo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Foi uma experiência significativa. Nos reunimos para a renovação dos votos em um lugar onde a presença dos Irmãos é muito estimada e tem uma rica história. Esta renovação é, acima de tudo, uma profissão de fé naquilo que acreditamos. Juntos e por associação, somos chamados a levar em frente a missão educativa lassalista, visando o bem comum de todos através de uma educação humana e cristã nos mais diversos lugares. Durante esses dias de vivências e visitas em Altamira e Uruará senti como a presença dos Irmãos e de tantos outros religiosos tem sido fundamental na vida das pessoas. É uma presença motivadora que dá ânimo para as famílias desta região. O rezar é algo concreto no dia a dia, e as palavras de Dom Pedro Casaldáliga resumem muito bem a atitude das pessoas que se colocam à disposição para servir os que mais precisam: “Ser o que se é. Falar o que se crê. Crer no que se prega. Viver o que se proclama, até às últimas consequências”, relata o Ir. Lucas Ivan Ribeiro Furtado.

< Voltar