29/06/2023 - 12:21

Encerrado o Encontro das Equipes Diretivas 2023

Encerrado o Encontro das Equipes Diretivas 2023

Compartilhar, fortalecer, evoluir. Esse foi o tema que animou e motivou gestores das Comunidades Educativas Lassalistas de Educação Básica e Superior de todo o Brasil durante a edição 2023 do Encontro das Equipes Diretivas, realizado entre os dias 26 e 28 de junho no Centro de Espiritualidade Cristo Rei - CECREI, em São Leopoldo/RS, e que possibilitou a troca de experiências e o diálogo sobre diferentes assuntos ligados a boas práticas desenvolvidas na Rede La Salle Brasil.

 

Com uma proposta diferente para este ano, o Encontro foi organizado de forma a criar um ambiente propício para incentivar e ampliar o compartilhamento de iniciativas educacionais e de gestão entre os educadores, com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede.

 

 

Além dos momentos de acolhida e espiritualidade, que reforçaram o carisma lassalista diariamente, as atividades foram divididas entre momentos expositivos, abordando temas importantes para educadores e dirigentes de todas as instituições, e oficinas e salas temáticas, com cases apresentados pelas próprias Comunidades Educativas que destacaram as melhores práticas e projetos desenvolvidos por lassalistas em todas as regiões do país.

 

Durante três dias, os gestores dialogaram e debateram sobre diferentes temas relacionados a práticas educacionais e de gestão, entre eles, captação e fidelização de estudantes, formação continuada dos docentes e colaboradores das áreas pedagógica e administrativa, aulas inovadoras a partir de espaços diferenciados, atendimento de alunos de inclusão, ações de responsabilidade social e medidas de segurança para toda a comunidade escolar.

 

 

A ocasião também oportunizou o aprofundamento da compreensão dos participantes acerca do novo modelo de gestão da Rede La Salle Brasil, que vem sendo implantado de forma gradativa desde o início deste ano, com o objetivo de ampliar a excelência da educação lassalista e potencializar a inovação na sua relação com suas instituições.

 

O vice-presidente da Rede La Salle Brasil, Ir. Jardelino Menegat, destacou que com este encontro de lideranças, Irmãos e leigos estão respondendo ao chamado do Papa Francisco de pensar na educação como construção do futuro da humanidade, onde cada Comunidade Educativa e cada lassalista está fazendo a sua parte.

 

 

“Ninguém pode sair do encontro tal qual chegou. Queremos que todos saiam mais animados e entusiasmados pela causa comum que temos. Queremos evoluir, crescer e desenvolver nossas comunidades educativas”, reforçou.

 

Toda a programação do evento esteve diretamente conectada com o tema pastoral deste ano: “DNA Lassalista: o que nos impulsiona a servir”, que, certamente, fortaleceu os trabalhos e evidenciou a missão e o propósito da Rede La Salle Brasil de promover uma educação integral, humana e cristã que toca os corações e transforma vidas.

 

 

< Voltar