27/06/2022 - 08:32

1º Seminário Nacional de Partilha de Carismas

1º Seminário Nacional de Partilha de Carismas

Nos dias 27 e 28 de maio, foi realizado, de maneira on-line, o 1º Seminário Nacional de Partilha de Carismas, que teve como tema a “Sinodalidade” e contou com a participação de leigos e religiosos de diferentes congregações do país.

 

Um dos objetivos do evento foi aprofundar a compreensão sobre a Sinodalidade a fim de fortalecer cristãos leigos e religiosos inspirados nos quatro sonhos do Papa Francisco: social, cultural, ecológico e eclesial.

 

Da Província La Salle Brasil-Chile participaram os colaboradores leigos Ricardo Luis Martins da Silva, o diretor do Colégio Estadual La Salle, de Curitiba/PR, José Antônio Büher Machado, a diretora do Colégio La Salle Medianeira, de Cerro Largo/RS, Simoni Prieznitz Friedrich, e a Coordenadora de Pastoral do Colégio La Salle Xanxerê, Nadjanaina Poli.

 

O colaborador Ricardo Luis Martins da Silva relatou que “ao vivenciar o 1º Seminário de Partilha de Carismas, parece importante saber que estamos juntos em caminhada, mesmo que em diferentes lugares ou funções, mas membros de um mesmo Corpo, a Igreja, que não deixa de ser o Corpo do Deus vivo”.

 

Já a participante Marlise Ritter comentou que Sinodalidade requer prática, que desinstala, que faz sair dos nossos confortos. Segundo ela, “a Sinodalidade mexe com as nossas estruturas e mentalidades tão arraigadas, pois não tolera o clericalismo, o formalismo, o intelectualismo, o imobilismo, e tantos outros ismos e tantas outras formas contrárias à Sinodalidade”, completou.

< Voltar