27/08/2021 - 06:44

Fundação La Salle comemora 15 anos

Fundação La Salle comemora 15 anos

A Fundação La Salle completou 15 anos de atuação neste mês, e celebra a caminhada realizada com diferentes projetos a partir do compromisso de buscar formas criativas de responder ao carisma de São João Batista de La Salle, gerar benefícios à sociedade e  cooperar com as Comunidades Educativas e Assistenciais da Rede La Salle. 

O trabalho na área social começou em 2009 com os projetos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas: Casa da Juventude e Mulheres da Paz, localizados nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A partir destes trabalhos de inserção nas comunidades, a atuação da instituição se tornou ainda mais sólida, atendendo também demandas de áreas da educação, desenvolvimento social, habitação, esporte, tanto em Canoas como em outros municípios do Rio Grande do Sul e do norte e nordeste do país.  Somente em 2020, mesmo com o contexto da pandemia, foram realizados 16 projetos sociais que atenderam mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente a Fundação La Salle organiza seu trabalho a partir de cinco áreas centrais, incluindo além dos Projetos Sociais, iniciativas em Gestão Educacional, Concursos Públicos, Projetos Técnicos e Avaliação Educacional. Desta forma, a organização do dia a dia da instituição passa pelo desenvolvimento de processos transformadores, feitos na coletividade, de forma transparente e ética, através de gestão própria ou de parcerias público-privadas. “Entendemos que a missão lassalista, de estar junto de quem mais precisa, se realiza também desta forma: com um trabalho de qualidade e integrado às políticas públicas de cada município”, comenta Lucinei Hanauer, Coordenador Geral.

A Fundação La Salle possui desde 2018 a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, concedida pelo Ministério da Cidadania. Nesta caminhada, a instituição possui projetos próprios voltados para o atendimento de necessidades atuais da sociedade, como o Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para o atendimento de idosos.

Além destes trabalhos, atualmente a parceria com a cidade de Canoas se dá com a gestão dos Centros de Acesso a Direitos Mathias Velho e Guajuviras e com a criação do Observatório de Segurança Pública da cidade.  Com o município de Sapucaia do Sul é realizada a gestão compartilhada de escolas públicas de educação infantil Izabel Cristina da Costa e Professora Simone Serafim. Já em Cachoeirinha, a Fundação La Salle trabalha com a prefeitura na gestão dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz.Já a área de Concursos Públicos, fortemente impactada pelo cenário da pandemia, inicia processo de retomada dos processos seletivos neste segundo semestre, ainda de forma gradual e mantendo os protocolos necessários para prevenção ao coronavírus. Nesta caminhada que começou também em 2009, o trabalho da Fundação La Salle já alcançou mais de 1 milhão de candidatos inscritos em mais de 210 certames públicos.

Para o segundo semestre, a instituição pretende dar início a um Centro de Educação e Cidadania em Ananindeua, no Pará, um projeto lassalista que tem o compromisso de promover o desenvolvimento da comunidade através da formação de lideranças femininas, espaços de formação para a geração de trabalho e renda. 

Olhar para os projetos realizados  é o que motiva o trabalho da Fundação La Salle em prol da transformação social. Estes 15 anos são apenas o início de uma caminhada na busca constante do desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

< Voltar