Formação do Religioso Irmão

A formação à vida de Irmão Lassalista é um processo, um caminho, um itinerário que inicia no despertar da vocação e que se estende por toda a vida. Ela visa formar homens consagrados a Deus que assumem, a exemplo de São João Batista de La Salle e dos primeiros Irmãos, o mistério apostólico da educação humana e cristã, especialmente dos pobres, num itienrário de vida fraterna em cimunidade; de vivência da fé em Cristo Ressuscitado e de zelo aredente com os que nos são confiados.
 
O jovem que sentir-se chamado a ser Irmão deverá internalizar, ao longo de vários anos de formação, um estilo de vida profundamente marcado pelo seguimento de Jesus Cristo e seu Projeto, vivenciando a vocação como uma resposta ao Deus que ama, chama e envia, assumindo as características e atitudes prórprias dos "discípulos" de São João Batista de La Salle.
 
O itinerário formativo lassalista básico para quem deseja ser Irmão de La Salle está organizado em diferentes trajetos ou etapas: Aspirantado, Pré-postulantado, Postulantado e Noviciado. Cada trajeto conta com uam matriz onde estão descritas as competências, as habilidades, as atitudes, os valores, os procedimentos e as metodologias. O objetivo dos três primeiros trajetos é o conhecimento do carisma e o dissernimento vocacional em vista de uma resposta livre e madura do jovem à Vida Religiosa como Irmão. Já, no Noviciado, o jovem é convidado a fazer uma profunda experiência de Deus e de Comunidade, confirmando sua resposta ao amor e Plano de Deus para sua vida. Após estes trajetos formativos, o jovem realiza sua Profissão Religiosa Lassalista, tornando-se Irmão e assumindo a missão que lhe é confiada por Deus numa das Obras Educativas da Província. Nos seus três primeiros anos de Consagrado, o Jovem Irmão continua sua formação no trajeto do Escolasticado, configurando o itinerário de Irmão Religioso Educador. 
 

Etapas de Formação para a Vida Religiosa

Para tornar-se Irmão, há passos vocacionais a serem trilhados e compromissos a serem assumidos e vivenciados de forma gradual e progressiva. Confira:

  • Aspirantado

    O Aspirantado é o trajeto da formação inicial que oportuniza ao jovem as condições básicas de discernimento vocacional. Atende jovens com idade entre 15 e 22 anos que desejam realizar uma experiência vocacional da vida de Irmão Lassalista.  Essa etapa ocorre nas cidades de São Miguel do Oeste/SC e Zé Doca/MA.

    Sobre o itinerário:

    O Itinerário Formativo do Aspirantado é previsto dentro da Matriz de Formação do Irmão, com duração de 1 a 2 anos, dependendo do nível de escolaridade em que se encontra o jovem. A partir do estudo sobre a Matriz de Formação, o grupo vai se estruturando com seu Itinerário Comunitário e Pessoal os quais norteadores para a caminhada do Aspirantado. Durante esse período são propostas algumas atividades que ajudarão o candidato a desenvolver suas habilidades e competências, afim de darem continuidade ao seu discernimento vocacional, como: a inserção em grupo; as relações interpessoais; o conhecimento da história familiar; a visão mais abrangente da Vida de São João Batista de La Salle; a missão dos Irmãos e a iniciação à Vida Cristã.

    Aspirantado
    Aspirantado La Salle Zé Doca

    Endereço:

    Rua Santa Rita, 502 – Bairro: São Francisco – Zé Doca/MA.

     

    Irmão Formador:

    Ir. Heider dos Santos Lopes Costa 

     

    Aspirantes:

    Diego Macedo Oliveira

    Jefferson Silva Ribeiro

    Joecledson Lopes dos Santos

    Oseas Junior Araujo de Oliveira

    Vitor Santos Aguiar

    Wederson Castro Pinto

    Wesley Lopes Pimenta

    Aspirantado
    Aspirantado La Salle São Miguel do Oeste

    Endereço:

    Rua La Salle, 1557 – Bairro: Centro – São Miguel do Oeste/SC

     

    Telefone:

    (49) 3622.0382

     

    Irmão Formador:

    Ir. Fabrício Miguel Heinzmann

     

    Aspirantes:

    Emanoel José Schneider Neto

  • Pré-Postulantado

    O Pré-Postulantado é a instância formativa para jovens vocacionados que concluíram o Ensino Médio e/ou universitários que tenham passado pelo processo de acompanhamento vocacional. Nesse trajeto, o jovem integra-se a uma casa de formação, convive, reza em comunidade e participa de atividades educativas e pastorais com o objetivo de conhecer melhor a vida do Irmão De La Salle.

    Sobre o Itinerário:

    O itinerário formativo do Pré-Postulantado está organizado a partir da Matriz de Formação do Irmão que foi elaborada Comissão de Formação e vem sendo implantada desde 2017. Este documento traz as competências, habilidades, valores e atitudes para cada trajeto formativo, desde a pastoral vocacional. A partir da Matriz de Formação, são desenvolvidos o Itinerário Comunitário e o Itinerário Pessoal. Pelo primeiro, o grupo se organiza enquanto comunidade, definindo um horizonte e caminhando rumo a ele. Já pelo itinerário pessoal, cada um se organiza enquanto formando, para melhor fazer o processo formativo.

    Pré-Postulantado
    Comunidade La Salle e Pré-Postulantado Ananindeua

    Endereço: 
    Av. Governador Hélio da Mota Gueiros, 49 - Bairro: Coqueiro - Ananindeua/PA
     
    Telefone: 
    (91) 3273.2131 - (91) 99298-0694
     
    Irmão Formador:
    Ir. Lino Matias Jung
     
    Pré-Postulantes:
    Davids Lima
    Fábio Junio Guimarães Mota
    Francisco Lorran Mesquita dos Santos
    Matheus da Cruz Conceição
    Yuri Barros Costa

  • Postulantado

    O Postulantado propicia ao Jovem Formando meios para continuar o processo de maturação pessoal e de aprofundamento da fé; oportuniza o discernimento da autenticidade de sua vocação à vida de Irmão; ajuda o jovem a amadurecer sua decisão de ingressar no Noviciado; aprofunda a prática da atividade educativa; oportuniza uma primeira experiência de vida consagrada, comunitária e apostólica no Instituto. Esse trajeto ocorre nas casas de formação situadas nos municípios de Canoas/RS e Esteio/RS.

    Sobre o Itinerário:

    O itinerário formativo do Postulantado é organizado a partir da Matriz de Formação do Irmão, que vem sendo desenvolvida pela Comissão de Formação. Este documento traz as competências, habilidades, valores e atitudes para cada trajeto formativo, desde a pastoral vocacional. A partir da Matriz de Formação, são desenvolvidos o Itinerário Comunitário e o Itinerário Pessoal. Pelo primeiro, o grupo se organiza enquanto comunidade, definindo um horizonte e caminhando rumo a ele. Já pelo itinerário pessoal, cada um se organiza enquanto formando, para melhor fazer o processo formativo.

    Postulantado
    Comunidade La Salle e Postulantado Niterói

    Endereço:

    Rua Tamoio, 814 – Bairro: Niterói – Canoas/RS

     

    Telefone: 

    (51) 3077.3432

     

    Irmão Formador:

    Ir. Cláudio André Dierings

     

    Postulantes:

    Gustavo Ramos Santana

    Jailson Almeida Santos

    José Oliveira Silva Araújo Júnior

    Joseph Santos Barbosa

    Lairton Lisboa Gonçalves

    Lucas Ivan Ribeiro Furtado

    Maelson Abreu

    Marcos Ferreira Souto

    Mateus Alan Thomas

    Matheus da Cruz Silva

    William Barreto da Silva

    Postulantado
    Comunidade La Salle e Postulantado Esteio

    Endereço: 

    Av. Pe. Claret, 2403 – Bairro: Centro – Esteio/RS

     

    Telefone: 

    (51) 3473.7272 ou (51) 3458.2739

     

    Irmão Formador:

    Ir. Clóvis Trezzi

     

    Postulantes:

    Alex Ramiller de O. Martins

    Anderson Altair Kunh

    Carlos Daniel Gomes dos Santos

    Guilherme Alves Lopes da Rosa

    Weverton dos Anjos Mesquita

  • Noviciado

    O Noviciado é a experiência privilegiada de iniciação à vida religiosa de Irmão. Propicia ao Noviço realizar uma boa experiência de Deus para o seguimento radical a Jesus Cristo. Durante o Noviciado, o formando se inicia no espírito de fé, adquire e desenvolve a identidade de religioso Lassalista: consagração, vida comunitária e missão. É um período para internalizar os elementos fundamentais do itinerário espiritual de São João Batista de La Salle, bem como seu pensamento pedagógico.

    Sobre o Itinerário:

    O itinerário formativo do Postulantado é organizado a partir da Matriz de Formação do Irmão, que vem sendo desenvolvida pela Comissão de Formação. Este documento traz as competências, habilidades, valores e atitudes para cada trajeto formativo, desde a pastoral vocacional. A partir da Matriz de Formação, são desenvolvidos o Itinerário Comunitário e o Itinerário Pessoal. Pelo primeiro, o grupo se organiza enquanto comunidade, definindo um horizonte e caminhando rumo a ele. Já pelo itinerário pessoal, cada um se organiza enquanto formando, para melhor fazer o processo formativo.

    Noviciado
    Comunidade La Salle Noviciado

    Endereço:

    Rua Luiz de Camões, 372 – Bairro: Santo Antônio – Porto Alegre/RS

     

    Telefone:

    (51) 3219-3707

     

    Irmão Formador:

    Ir. Edgar Genuino Nicodem

     

    Noviços:

    André Mendes Coelho

    Diego Ariel Donnet Alvaréz

    Gabriel Tomazini Fernandes

    Rodrigo Santiago Ramos dos Santos