19/03/2019 - 14:46

Ciclone Idai atinge obras lassalistas em Moçambique

Ciclone Idai atinge obras lassalistas em Moçambique

ESTIMADOS LASSALISTAS,

 

A Província La Salle Brasil-Chile é formada por três países: Brasil, Chile e Moçambique. Na Cidade da Beira, capital da Província de Sofala e segunda maior cidade moçambicana, no centro do país, somos responsáveis por três obras lassalistas: o Colégio La Salle Beira, a Escola João XXIII e o Centro Educativo e Assistencial La Salle (CEALS).

 

Na última quinta-feira, 14 de março, o ciclone tropical Idai atingiu devastadoramente a Cidade da Beira, destruindo tudo em sua passagem: estradas, escolas, igrejas, casas, lojas e hospitais. Após sua passagem, as ruas ficaram interrompidas com árvores e postes caídos, impossibilitando o transporte. Não se sabe quando retornará a energia elétrica, os mantimentos estão mais caros, e a ajuda humanitária demorou para chegar.

 

A comunicação com os moradores da região é difícil, mas aos poucos está sendo retomada. Nesta quinta-feira, 19 de março, o Irmão Sebastião Lopes Pereira, em nome dos Irmãos Lassalistas que estão em Moçambique, conseguiu entrar em contato com o Irmão Provincial. Ele ressaltou que os Irmãos e os Formandos estão todos bem e trabalhando no que podem para ajustar espaços e auxiliar os mais necessitados.

 

Houve muitas mortes, sobretudo em algumas regiões do interior e em toda a Cidade da Beira, e ainda não é possível saber se existe algum óbito entre nossos alunos e familiares. Além disso, é preocupante o fato de o hospital principal da cidade ter anunciado que não pode mais receber ninguém, pois os surtos de doenças estão começando a aparecer.

 

Nossas três obras sofreram muitos estragos, e terão que passar por muitas reformas e reparos. Assim, as aulas continuam suspensas, sem previsão de retorno.

 

O QUE FAZER?

 

A Província está em contato com a Embaixada de Moçambique e com a Cáritas (entidade de promoção e atuação social), em Brasília, para ver se é possível o envio de mantimentos e materiais.

 

Já estão sendo estudadas possíveis formas de auxílio e, em breve, as apresentaremos às Comunidades Lassalistas e a todos os que estiverem dispostos a ajudar.

 

EM ORAÇÃO

 

Desejamos aos Irmãos de Beira e aos Lassalistas associados a eles que tenham força, fé e coragem. Estamos juntos neste momento e faremos tudo o que for possível para auxiliar este povo que tanto precisa.

 

Que La Salle interceda junto a Deus. São João Batista de La Salle! Rogai por nós.

< Voltar